Em um mundo em constante transformação, as empresas necessitam de recursos para obter vantagem competitiva. Para Porter (1989), “a vantagem competitiva não pode ser compreendida observando-se a empresa como um todo”. Esta surge nas diversas etapas das inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto. A vantagem obtida em cada atividade, como diminuição de custos, montagem eficiente, distribuição do produto abaixo do custo ou uma eficiente equipe de vendas, faz como a empresa como um todo obtenha uma vantagem competitiva no mercado.
Segundo Martin (2002) a vantagem surge com o valor que é criado e percebido pelos consumidores e pelos investidores, o que reflete na geração de resultados positivos que permitem a continuidade da empresa. As duas condições apresentadas, geração de lucros e continuidade, são os resultados do cumprimento da missão da empresa que, para tanto, necessita conhecer adequadamente a sua estrutura.
Neste ponto é que a Controladoria se torna requisitada e se faz presente, pois ela permite entender o mundo empresarial atual, fornecendo o suporte necessário a todo o processo de gestão na empresa.
Segundo Mosimann et al (1999) a Controladoria pode ser visualizada sob dois enfoques: a) como um órgão administrativo, com missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa, e b) como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.
Figueiredo et al (1997) ensinam que o órgão controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório. Assim, é atribuição da Controladoria dar suporte informacional em todas as etapas do processo de gestão, com o objetivo de assegurar o conjunto de interesses da empresa. A atuação da controladoria abrange todas as etapas necessárias para se atingir o resultado da empresa. Portanto, variando de acordo com a atividade da organização, ela irá utilizar recursos tecnológicos, quantitativos, operacionais e quaisquer outros que sejam necessários para a eficácia empresarial.