O que é, e qual a finalidade da controladoria.

O que é, e qual a finalidade da controladoria.

Em um mundo em constante transformação, as empresas necessitam de recursos para obter vantagem competitiva. Para Porter (1989), “a vantagem competitiva não pode ser compreendida observando-se a empresa como um todo”. Esta surge nas diversas etapas das inúmeras  atividades  distintas  que  uma   empresa   executa  no  projeto,  na  produção,  no marketing, na entrega e no suporte de seu produto. A  vantagem obtida em cada atividade, como diminuição de custos, montagem eficiente, distribuição do produto abaixo do custo ou uma eficiente equipe de vendas, faz como a empresa como um todo obtenha uma vantagem competitiva no mercado.

Segundo Martin (2002) a vantagem surge com o valor que é criado e percebido pelos consumidores e pelos investidores, o que reflete na geração de resultados positivos que permitem a  continuidade  da empresa. As duas condições apresentadas, geração de lucros e continuidade,  são  os  resultados  do  cumprimento  da  missão  da  empresa  que,  para  tanto, necessita conhecer adequadamente a sua estrutura.

Neste ponto é que a Controladoria se torna   requisitada   e se faz presente, pois ela permite  entender  o  mundo  empresarial  atual,  fornecendo  o  suporte  necessário  a  todo  o processo de gestão na empresa.

Segundo Mosimann et al (1999) a  Controladoria  pode ser visualizada sob dois enfoques: a) como um órgão  administrativo,  com  missão,  funções  e  princípios  norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa, e b) como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.

Figueiredo et al (1997) ensinam que o órgão controladoria tem por finalidade  garantir  informações  adequadas  ao processo  decisório.  Assim, é  atribuição  da Controladoria dar suporte  informacional em todas as etapas do processo de gestão, com o objetivo  de  assegurar  o  conjunto  de  interesses  da  empresa.  A  atuação  da  controladoria abrange todas as etapas necessárias para se atingir o resultado da empresa. Portanto, variando de  acordo  com  a  atividade  da  organização,  ela  irá utilizar   recursos  tecnológicos, quantitativos,  operacionais  e  quaisquer  outros  que  sejam  necessários  para  a   eficácia empresarial.

 

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